A Propósito do Dia do Professor

Décio Schons

Já lá se vão mais de quatro décadas desde aquele 15 de outubro de 1975, quando cursava o 3º ano da EsPCEx. Era uma bonita quarta-feira de sol e o Coronel José Maria de Toledo Camargo, nosso Comandante, me havia convidado para estar com ele naquele almoço festivo, juntamente com os professores e os instrutores, no Salão Nobre da Escola – o Salão Carlos Gomes. O motivo era simples: eu havia sido o vencedor do concurso de redação cujo tema era exatamente a data que estávamos a celebrar – o Dia do Professor.

Minha redação foi publicada naquele dia em “A Torre”, o semanário informativo da Escola. Mas aquilo ainda não era tudo, pois o Coronel Camargo, além de me convidar para tomar assento à sua mesa, ao lado dos professores e oficiais mais antigos, convidou-me a fazer a leitura de meu texto para aquela ilustre audiência (uma imagem da publicação de “A Torre” daquela data vai na sequência a este texto).

Durante a refeição, o Coronel Camargo nos relatou a experiência que tivera como Cadete, no contato com seu instrutor no Curso de Artilharia, o então Tenente Jarbas Gonçalves Passarinho – episódio sobre o qual discorro no texto “A Religião do Exemplo”, publicado em meu blog no link:

https://sobrecoisaseloisas.blogspot.com/2022/04/a-religiao-do-exemplo.html

Aquela foi uma das passagens mais marcantes de minha vida, em que tive a oportunidade de ressaltar o trabalho de pessoas a quem devo tanto. Os anos passaram, as lembranças se acumularam e, como é típico do ser humano, dentre elas tendemos a preservar com maior nitidez as que nos são mais agradáveis.

Minhas primeiras professoras foram minha Mãe, Clara, e minhas irmãs mais velhas, Araci e Nelci. Nas escolas públicas que frequentei a seguir, as melhores lembranças estão ligadas à Professora Verônica (Francês), à Professora Mavis (Português) e à Professora Jussara (Educação Moral e Cívica). Dentre meus professores na EsPCEx, não há como deixar de mencionar o Professor Baccaglini (Português) e o Professor Camargo (Geometria Descritiva). Já na AMAN, acode à minha mente a figura inesquecível do Coronel Professor Panizzutti (Redação e Estilística).

As pessoas citadas souberam cultivar e exemplificar todas as virtudes características dos profissionais da Educação. Ao mencioná-las, rendo minha homenagem a todos os meus professores, dos quais recebi, sobretudo, lições de vida. Que os professores de hoje possam mirar-se no exemplo dessas pessoas e ali encontrar o ânimo forte para prosseguir em sua missão sem esmorecer.

Salve 15 de Outubro, o Dia do Professor!



Comentários

  1. Salve 15 de outubro – profunda gratidão aos nossos mestres!

    ResponderExcluir
  2. A religião do Exemplo, da Luta, da Gratidão, da Sabedoria, da Espiritualidade e da Humildade fez de você, caro Gal Schons, um ser humano grandioso e diferenciado.

    ResponderExcluir
  3. Eterna gratidão, aqueles que se dispõe a nos repassar o conhecimento!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais esse texto, mereceu o destaque que teve. Para mim emocionante, porque desde o inicio foi personificada nossa amada professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida Mana. Embora tendo chegado um pouco mais tarde em nossas vidas, você fez e continua a fazer parte dessa jornada.

      Excluir
  5. Araci
    Lindo texto, que nos remete a muitas recordações. Obrigada pela homenagem a mim, a Nelci e a a nossa querida mãe, prof.Clara. Devemos a ela o cultivo dos valores éticos e morais que guiaram nossa caminhada e transmitimos aos nossos filhos. Parabéns querido mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive o privilégio e a bênção de ser recebido por uma equipe fenomenal em minha chegada de retorno ao planeta. Você estava lá e tem sido sempre o porto seguro para mim e todos os outros. Que Deus continue a te abençoar, Mana querida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Irmãozinhos Afuzilados de São Gabriel

Viola